As crianças

As crianças
"As crianças" Maria Keil

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Experiências

Experimentar... no jardim de infância, é alimentar a curiosidade natural das crianças e o seu interesse pela exploração do mundo que as rodeia. Às vezes porque as crianças questionam, outras porque surge de forma mais intencional, a experiências ajudam as crianças a formar as suas próprias ideias sobre os fenómenos que as rodeiam, sejam eles naturais ou induzidos.

Fizemos uma experiência para ver o que acontecia se misturássemos açúcar, sal, chocolate em pó e farinha, na água.
Misturamos açúcar
Misturamos farinha
Misturamos sal
E misturamos chocolate
Ficou assim
Enquanto fazíamos estas experimentações, os meninos mais velhos registavam o que achavam que ia acontecer. No final, registaram o que aconteceu. Aprendemos uma palavra nova "dissolver" e que algumas coisas não se dissolvem na água ou demoram mais tempo.

Outro dia fizemos uma experiência de "afundar" objetos mas não temos fotos (FLUTUAR). Experimentamos com vários objetos e com plasticina (demos-lhe forma de barco). E ficamos um bocadinho intrigados com o que aconteceu...


Esta experiência vimos no livro do Filipe. Com o nosso íman gigante, descobrimos que alguns materiais são atraídos e outros não (os que têm metal atraem).
Fomos ver se o ouro e a prata também eram atraídos. Todos os meninos pensavam que sim, mas sabem o que aconteceu? O íman não atrai o ouro nem a prata.

Desta vez foi o Gabriel que sugeriu. Quero ver se o azeite se mistura no vinagre. Fizemos essa experiência e acrescentámos mais um elemento (água). Depois foi misturar e ver o que acontecia.

A atividade de culinária serviu para observarmos o que ia acontecendo e vermos algumas transformações: o pó da gelatina dissolveu-se e ficou liquido.
No outro dia, a gelatina tinha solidificado com o frio do frigorífico. Estava no estado sólido.

É através da interação  com os objetos que a criança aprende que "se fizer isto acontece aquilo".

Jardim de Infância da Afeiteira

1 comentário:

  1. um passarinho que comeu das sementes28 de janeiro de 2015 às 13:50

    Bom, hoje já tive uma aula que vocês me deram com as vossas experiências. Eu também não sabia essas coisas todas, os passarinhos estão sempre muito ocupados em alimentar-se e beber água, mas quase não fazem experiências. Este ano, quando eu tiver filhinhos vou mostrar este blogue para eles aprenderem umas coisas. Saber mais é sempre bom. Até para os pássaros.

    Beijinhos. Agora vou ali para um ramo que esteja ao solinho e canto uma canção das minhas. Quer dizer, vou pipilar.

    ResponderEliminar