As crianças

As crianças
"As crianças" Maria Keil

domingo, 26 de outubro de 2014

Dia Mundial da Alimentação

Só podemos interiorizar hábitos de vida saudável se os vivermos no nosso dia a dia, e é por isso que no nosso jardim de infância temos vindo a adotar algumas rotinas com as crianças.
Neste dia Mundial da Alimentação, quisemos fazer uma comemoração diferente. E nada melhor que fazê-lo através de um jogo em que os protagonistas são as próprias crianças.
Foi elaborado um jogo da glória especificamente para este grupo de crianças (com a colaboração do serviço de informática da Câmara Municipal), com fotos de situações reais e questões sobre alimentação ou hábitos de vida saudável (colaboração do Centro de Saúde), às quais as crianças teriam de responder para progredir no jogo.


No dia 16 (DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO), depois de termos organizado as equipas e construído um dado gigante, fizemos o jogo no chão em tamanho XL.


Quando terminámos o jogo e depois de termos respondido corretamente a muitas questões, colocámos todas as fotografias (casas do jogo), no placard com as nossas frases sobre o que sabemos e fazemos para sermos crianças saudáveis.


Frases do placard:
- Só comemos doces um dia por semana (quinta feira);
- Fazemos culinária: bolos mais saudáveis e com menos açúcar;
- Dia da Fruta: comemos fruta ao lanche um dia por semana (terça feira);
- Temos uma horta;
- Registamos quando os lanches são muito ou pouco saudáveis (de tarde);
- No lanche da manhã bebemos leite escolar e bolachas sem chocolate e com pouco açúcar.

As fotos do Jogo da Glória:




SOMOS OU NÃO SOMOS CRIANÇAS SAUDÁVEIS?

Jardim de Infância da Afeiteira

1 comentário:

  1. Um passarinho que comeu das sementes28 de outubro de 2014 às 13:32

    Olá, olá meninos do jardim da Afeiteira! Então andam a treinar a alimentação saudável? Vocês têm todos um ar de muita saúde. Hummm...vi por aí umas espetadas de banana com muito bom aspecto. Olhem, eu também como fruta. A sério. Gosto de alperces, bananas, morangos vermelhinhos como os que vocês cultivam na horta, cerejas...vocês não têm nenhuma cerejeira? É uma árvore tão bonitinha...se plantarem uma, prometo que não dou bicadas nas vossas cerejas. Palavra de passarinho.

    Agora, se não se importam, vou ali ao meu ninho buscar um lápis para copiar umas frases das vossas e espetá-las no ramo aqui em frente. Assim, mal acordo, leio-as logo e pode ser que também coma doces só um dia:))

    Beijinhos de passarinho, que é como quem diz, tomem lá umas bicadinhas pequeninas, das que só fazem uma coceguinha na bochecha. E não nos vamos esquecer: só comemos doces um dia! (ai aqueles chupa-chupas parecem tão bons!

    ResponderEliminar