casa rural alentejana

casa rural alentejana
casa rural alentejana de Beatriz Lamas Oliveira

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Gestos ecológicos e de cidadania


Durante o 1º período na nossa sala de JI aproveitámos embalagens, tecidos, cartão, botões, tampas... que tinham como destino o lixo e demos-lhes, assim uma nova vida. E qual o nosso intuito? O nosso objectivo é desenvolver a consciência ecológica e ambiental assim como a cidadania, nas crianças desde muito cedo, e consequentemente nas suas Famílias e Comunidade. Quando se reutiliza, estamos efectivamente a Proteger o nosso Planeta.
Uma vez que estamos em época natalícia, a sala do JI da Afeiteira vai partilhar alguns trabalhos desta temática com recurso à reciclagem.

O nosso primeiro trabalho nesta época, foi o calendário do Advento.


Foram pintadas caixas de cartão para dar a forma de um pinheiro, e posteriormente, cada criança fez um Pai Natal com o cartão do papel de cozinha. 

Todos os dias uma criança abria o seu Pai Natal, no qual encontrava uma surpresa, que para além da habitual guloseima (goma, chocolate...) tinha uma “mensagem do Pai Natal”. Essa mensagem consistia numa tarefa/ actividade que o grupo de crianças teria que realizar. E foi assim, que ao longo do mês fomos cumprindo a nossa planificação. 
Eis algumas das actividades:
SINOS - com esferovite e cápsulas de café. Para além de reciclamos também trabalhámos o domínio da matemática, pois tivemos que agrupar as cápsulas pela cor.


 POSTAIS DE NATAL - após termos picotado a forma de um pinheiro de Natal, decorámos com botões, missangas... que os nossos pais já não utilizavam.


PRESENTE PARA A FAMÍLIA - reaproveitámos tecidos velhos e fizemos panos de tabuleiro decorados com figuras natalícias (usámos carimbos feitos com batatas).


Para o papel de embrulho demos nova utilidade às caixas de cereais. Foi só necessário decorá-las com técnicas de pintura: pintura com carros e carimbagem.



















E ainda uma árvore de Natal


Jardim de Infância da Afeiteira



Sem comentários:

Enviar um comentário