casa rural alentejana

casa rural alentejana
casa rural alentejana de Beatriz Lamas Oliveira

domingo, 9 de março de 2014

Dia da Mulher

Este projeto vem na sequência da articulação que desenvolvemos com o Lar Nossa Senhora da Saúde. Agarrámos a proposta (agrupamento/Câmara Municipal), de elaborar um trabalho para assinalar o Dia Internacional da Mulher, sob o tema "Mulheres de Vendas Novas". Surgiu a ideia de homenagear estas mulheres, nossas vizinhas, que dedicaram a sua vida à família e ao trabalho.
Como estávamos a trabalhar sobre as obras do pintor Klimt, utilizámos algumas das suas cores preferidas e fotografias da cara das pessoas.
Primeiro esponjámos as telas com amarelo, encarnado e cor de laranja (já sabemos como se faz cor de laranja) e no fim com dourado.
Pedimos autorização para utilizarmos as fotografias que a fotógrafa Sandra Ventura tinha feito no ano passado. Ela foi simpática e disse que sim. Depois perguntámos às senhoras do Lar, quem era de Vendas Novas e se queriam fazer parte do nosso trabalho. Todas colaboraram de imediato.
Observámos bem as fotografias e depois desenhámos o corpo.
Ficaram assim.
Depois fomos escolher os tecidos que ficavam bem nos vestidos e nas saias.

Aprendemos a utilizar o papel vegetal para fazermos o vestido do mesmo tamanho do desenho.
Estava quase pronto!
Só faltava pintar os braços e as pernas. E depois escrever os seus nomes, quantos filhos, quantos netos... e outros dados destas  mulheres (que já tínhamos feito em entrevistas anteriores).

Chegou o dia da inauguração da exposição e lá fomos muito orgulhosos.
Durante a cerimónia de inauguração houve discursos e todos estiveram à altura.
O nosso trabalho é este:
Quem quiser, pode visitar esta exposição até ao dia 14 de março, na Biblioteca Municipal de Vendas Novas.

Jardim de Infância da Afeiteira

2 comentários:

  1. Oh! Que encanto de trabalhos! E como estes meninos - e todo o Jardim de Infância - se empenharam a fazer vestidos parecidos com as pinturas tão bonitas de Gustav Klimt. O que eles já sabem, santo Deus! deixo uma musiquinha para ouvirem. Gostei muito de vocês, pronto

    https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=XmZq2W_nVIY Deolinda, Fungagá da Bicharada

    ResponderEliminar
  2. Obrigado cavalinho azul. O Henrique gosta muito de cavalos e ficou muito contente. Já ouvimos a música, gostámos muito e já sabemos uns bocadinhos.

    ResponderEliminar