As crianças

As crianças
"As crianças" Maria Keil

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Hábitos de vida saudável (alimentação)

Queremos ser saudáveis e por isso temos no nosso jardim de infância algumas rotinas, que nos ajudam a adquirir bons hábitos alimentares.
No dia da alimentação, como em muitos outros sítios, fizemos as tão famosas espetadas de fruta.
Cortámos e lavámos as frutas
Cada menino/a fez a sua espetada
Comemos todas as espetadas com várias frutas
A partir desse dia combinámos comer fruta no lanche da manhã, um dia por semana (às terças feiras). Nos outros dias bebemos o leite escolar.
Mesmo a calhar, um dia a enfermeira Sónia veio contar uma historia, falar sobre as cores dos alimentos e a importância de termos um prato colorido.
Ervilhas verdes, cenoura cor de laranja e milho amarelo
Sopa com alguns legumes (verdes) da nossa horta
Alface da horta
Algumas clementinas "deram luta" a descascar...
mas todos conseguimos!
Hum... tão docinhas... Obrigado avó da Mariana
Desta vez foram laranjas
Era difícil escolher...
Muito boas! Obrigado avó do Gabriel e avó do Diogo
Também desde o ano passado que só comemos doces à quarta feira, e tentamos sempre que seja possível, sermos nós a fazê-los e com ovinhos caseiros. 
Hoje fizemos bolachas. Estavam tão boas que "a pedido de várias famílias", aqui deixamos a receita:
Ingredientes: 250g de açucar em pó; 220g de manteiga; 500g de farinha com fermento; 2 ovos; raspa de limão. Modo de preparação: Misture o açucar com a manteiga até estar bem ligado. Adicione os ovos e mexa novamente. Junte a farinha aos poucos e amasse bem. Junte a raspa de um limão.Deixe a massa repousar no frigorífico pelo menos 30 minutos. 
Estique a massa com o rolo e  corte as bolachas com as formas que desejar. Forre um tabuleiro com papel vegetal e disponha as bolachas. Depois pincele com gema de ovo e se quiser coloque um pouco de açucar por cima. Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 5 minutos. Retire do tabuleiro e deixe arrefecer.

Com a enfermeira Sónia também aprendemos o que devemos comer ao lanche, e para não nos esquecermos registamos diariamente (no lanche da tarde) se é saudável, pouco saudável ou nada saudável.

Jardim de Infância da Afeiteira 

3 comentários:

  1. Olá eu é a Margarida já fizemos bolachinhas da vossa receita posso dizer que de sabor estavam óptimas mas de aspecto as da escola mais bonitas as nossas ficaram mais coralinas... Qualquer dia vou aí fazer umas queijadas de leite se a Adélia autorizar e eu aperfeiçoar a minha receita. Bjs são fantásticos...como sempre!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá queridas amigas! Claro que pode vir fazer as queijadas de leite. É só dizer quando, para nos organizarmos e incluirmos essa atividade na nossa agenda semanal. Beijinhos e obrigada pelo apoio.

      Eliminar
  2. Parabéns à equipa do JI da Afeiteira e a todos os benfeitores que diariamente dinamizam e acompanham os nossos filhos nas mais variadas atividades. Adoro ver aqui retratadas as atividades das nossas crianças. Parabéns!!!

    ResponderEliminar