As crianças

As crianças
"As crianças" Maria Keil

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Compostagem "O Sr.Compostor"

Alguma informação:
A compostagem é uma forma de reduzir a acumulação de resíduos em aterros, dando um destino útil aos resíduos orgânicos. Esta atividade é um processo natural de degradação biológica realizado através do contacto com o ar. Os lixos orgânicos depois de serem colocados no compostor transformam-se num composto que pode ser utilizado na jardinagem e na agricultura, devolvendo à terra os materiais que necessita. Desta forma diminui-se a acumulação de resíduos orgânicos em aterros e consegue-se obter um composto que valoriza a terra.

Este ano decidimos que o nosso compostor precisava de uma cara porque lhe chamávamos Sr. Compostor. Por isso, os meninos mais velhos fizeram um projeto para vermos como poderia ficar.
No final o Sr. Compostor ficou assim:
Já sabemos o que o Sr. compostor gosta de comer e quando nos lembramos, trazemos cascas de batata, cenoura, fruta... Às vezes pedimos aos nossos vizinhos do lar porque eles têm uma cozinha muito grande e fazem muita sopa. 
Quando as folhas de couve são muito grandes, temos de as partir em bocadinhos mais pequenos para o Sr. compostor comer melhor.

Também aprendemos que quando damos comida ao Sr. Compostor, tem de ser em camadas: Verde (que é as cascas e outras coisas da nossa comida), e castanho (que é folhas secas).
De vez em quando temos de mexer com um pau.
Vamos esperar que o Sr. compostor goste desta comida e a transforme em "vitaminas" para a nossa horta.
Jardim de Infância da Afeiteira

2 comentários:

  1. Esse compostor está cheio de pinta e aposto que as vitaminas para a hortinha vão ser deliciosas.
    Já agora... já comeram as maçãs todinhas? Não sobrou nem uma para mim?
    Beijocas para todos

    Carmen Lobinho (CEAmb)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carmen. Obrigada pelo comentário. Ficámos muito contentes por saber que acompanham as nossas atividades. Já não temos maçãs, mas na nossa horta há uns rabanetes deliciosos... Aguarde a surpresa!
      Beijinhos

      Eliminar