casa rural alentejana

casa rural alentejana
casa rural alentejana de Beatriz Lamas Oliveira

terça-feira, 26 de setembro de 2017

Brincar e aprender

Chegou mais um inicio de ano letivo! 
A todos muito bem-vindos!

Os primeiros dias foram dedicados às brincadeiras e a criar um ambiente acolhedor a quem entrava de novo. Afinal, para eles tudo era desconhecido. E foi preciso muita coragem para largar o colo seguro das mães/pais para ficar com estranhos (mesmo que parecessem simpáticos). 


Ainda bem que o nosso grupo tem crianças de várias idades e que algumas já conhecem a organização da sala. Foi tão fácil e natural iniciar o mapa das presenças, que o fazemos desde o primeiro dia, com os mais velhos a ajudar os mais novos (por vezes com um bocadinho de apoio do adulto).

Também já conseguimos preparar o compostor para darmos inicio à compostagem. Foi preciso apanhar folhas secas e pauzinhos, para fazermos uma "caminha" para os resíduos que lá vamos colocar.
Os primeiros resíduos: cascas de maçã porque hoje o nosso lanche foi fruta.
A nossa agenda semanal ainda está um pouco incompleta, mas experimentámos escolher as atividades da tarde e olhem no que deu.

O teatro foi "o capuchinho vermelho", mas o fotógrafo mexeu-se demais... No dia da culinária fizemos "nuvem de morango". Explorámos vários instrumentos ao ritmo duma lengalenga, no dia da música. E fizemos uma experiência (flutua/não flutua).
Experiência: Flutua ou afunda
Outras brincadeiras de exterior, que é também um espaço educativo: Bolas de sabão,

areia molhada (água + areia = muita diversão)

Foi uma semana bem passada!

Jardim de Infância da Afeiteira

Sem comentários:

Enviar um comentário