Experimentar... no jardim de infância, é alimentar a curiosidade natural das crianças e o seu interesse pela exploração do mundo que as rodeia. Às vezes porque as crianças questionam, outras porque surge de forma mais intencional, a experiências ajudam as crianças a formar as suas próprias ideias sobre os fenómenos que as rodeiam, sejam eles naturais ou induzidos.
Fizemos uma experiência para ver o que acontecia se misturássemos açúcar, sal, chocolate em pó e farinha, na água.
Misturamos açúcar |
Misturamos farinha |
Misturamos sal |
E misturamos chocolate |
Ficou assim |
Enquanto fazíamos estas experimentações, os meninos mais velhos registavam o que achavam que ia acontecer. No final, registaram o que aconteceu. Aprendemos uma palavra nova "dissolver" e que algumas coisas não se dissolvem na água ou demoram mais tempo.
Outro dia fizemos uma experiência de "afundar" objetos mas não temos fotos (FLUTUAR). Experimentamos com vários objetos e com plasticina (demos-lhe forma de barco). E ficamos um bocadinho intrigados com o que aconteceu...
Esta experiência vimos no livro do Filipe. Com o nosso íman gigante, descobrimos que alguns materiais são atraídos e outros não (os que têm metal atraem).
Fomos ver se o ouro e a prata também eram atraídos. Todos os meninos pensavam que sim, mas sabem o que aconteceu? O íman não atrai o ouro nem a prata.
Desta vez foi o Gabriel que sugeriu. Quero ver se o azeite se mistura no vinagre. Fizemos essa experiência e acrescentámos mais um elemento (água). Depois foi misturar e ver o que acontecia.
A atividade de culinária serviu para observarmos o que ia acontecendo e vermos algumas transformações: o pó da gelatina dissolveu-se e ficou liquido.
No outro dia, a gelatina tinha solidificado com o frio do frigorífico. Estava no estado sólido.
É através da interação com os objetos que a criança aprende que "se fizer isto acontece aquilo".
Jardim de Infância da Afeiteira
Bom, hoje já tive uma aula que vocês me deram com as vossas experiências. Eu também não sabia essas coisas todas, os passarinhos estão sempre muito ocupados em alimentar-se e beber água, mas quase não fazem experiências. Este ano, quando eu tiver filhinhos vou mostrar este blogue para eles aprenderem umas coisas. Saber mais é sempre bom. Até para os pássaros.
ResponderEliminarBeijinhos. Agora vou ali para um ramo que esteja ao solinho e canto uma canção das minhas. Quer dizer, vou pipilar.