As crianças

As crianças
"As crianças" Maria Keil

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Experiências

Experimentar... no jardim de infância, é alimentar a curiosidade natural das crianças e o seu interesse pela exploração do mundo que as rodeia. Às vezes porque as crianças questionam, outras porque surge de forma mais intencional, a experiências ajudam as crianças a formar as suas próprias ideias sobre os fenómenos que as rodeiam, sejam eles naturais ou induzidos.

Fizemos uma experiência para ver o que acontecia se misturássemos açúcar, sal, chocolate em pó e farinha, na água.
Misturamos açúcar
Misturamos farinha
Misturamos sal
E misturamos chocolate
Ficou assim
Enquanto fazíamos estas experimentações, os meninos mais velhos registavam o que achavam que ia acontecer. No final, registaram o que aconteceu. Aprendemos uma palavra nova "dissolver" e que algumas coisas não se dissolvem na água ou demoram mais tempo.

Outro dia fizemos uma experiência de "afundar" objetos mas não temos fotos (FLUTUAR). Experimentamos com vários objetos e com plasticina (demos-lhe forma de barco). E ficamos um bocadinho intrigados com o que aconteceu...


Esta experiência vimos no livro do Filipe. Com o nosso íman gigante, descobrimos que alguns materiais são atraídos e outros não (os que têm metal atraem).
Fomos ver se o ouro e a prata também eram atraídos. Todos os meninos pensavam que sim, mas sabem o que aconteceu? O íman não atrai o ouro nem a prata.

Desta vez foi o Gabriel que sugeriu. Quero ver se o azeite se mistura no vinagre. Fizemos essa experiência e acrescentámos mais um elemento (água). Depois foi misturar e ver o que acontecia.

A atividade de culinária serviu para observarmos o que ia acontecendo e vermos algumas transformações: o pó da gelatina dissolveu-se e ficou liquido.
No outro dia, a gelatina tinha solidificado com o frio do frigorífico. Estava no estado sólido.

É através da interação  com os objetos que a criança aprende que "se fizer isto acontece aquilo".

Jardim de Infância da Afeiteira

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Os valores do Natal

Época de natal! 
Grande azáfama para conseguirmos fazer tudo aquilo que queríamos. Montámos o presépio depois de ouvirmos e relembrarmos a história do menino Jesus.

Fizemos coroas de natal com reaproveitamento de materiais (caixas de cartão e caixas de ovos), para oferecer aos nossos pais e enfeitarmos a porta de casa.

Também fizemos o cartão de natal e carimbámos o papel de embrulho.

Como no natal se oferecem prendas aos amigos, fomos ao lar dar a nossa oferta.
E também às nossas vizinhas.

Nestes dias tínhamos andado a ensaiar melhor as canções, poesias e teatros para apresentarmos às nossas famílias. Queríamos que fosse mesmo surpresa, por isso não podíamos dizer nada às mães. Trabalhámos muito com alegria e entusiasmo, e depois de todos os ensaios, adereços, convites... lá chegou o dia da nossa festa.

Estamos a chegar ao auditório municipal.

A primeira atuação: canção alentejana "Dá-me uma gotinha d'água" 

Poesia: "Bichinho de conta" de Sidónio Muralha

 Lengalenga: “O coelho Alberto”
Versos de José Carlos Godinho; Música: 3º andamento da Sinfonia Clássica de Prokofiev

Poesia: "À mesa" de Luísa Ducla Soares

As pancadinhas de Moliére
Dramatização: “O coelhinho branco” (história tradicional)
Poesia: “A consulta” de Maria Alberta Menéres

Canção: "O mar e as artes" (Rei D. Carlos)

Poesia: "O Pai Natal"

"A Estrelinha cintilante" (canção de natal)

No final chegou o Pai Natal com prendas para todos. 
Esperamos que os nossos amigos e familiares tenham gostado desta surpresa que preparámos para eles com tanta dedicação. 

(Obrigado aos amigos e parceiros que colaboraram com alguns adereços e toda a logística necessária ao evento)

Jardim de Infância da Afeiteira

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Projetos

"O trabalho em projetos é a forma mais eficaz de desenvolver competências fundamentais para uma verdadeira cultura científica, pois sustenta as aprendizagens na investigação, na pesquisa, na recolha de dados e seu tratamento, na elaboração de produtos culturais e na comunicação do processo e produto final, validando socialmente todo o trabalho." (Manuela Guedes, Revista nº 40 Escola Moderna; p. 5)

Projeto 1
O Afonso queria saber como nascem as borboletas e o Gabriel ajudou no projeto. Pesquisaram no computador, imprimiram a informação, escolheram o mais importante, recortaram e colaram num cartaz. (Claro que tivemos a ajuda da Adélia)

No dia combinado, apresentámos o nosso projeto a todo o grupo e respondemos a algumas perguntas.

Preparámos uma atividade surpresa para todos: borboletas mágicas.

Projeto 2
O projeto dos animais mamíferos surgiu a partir duma pergunta do Manuel. Seguimos o mesmo processo: pesquisámos no computador e em livros, organizámos a informação num cartaz e fizémos um mobile com alguns animais mamíferos que desenhámos, para apresentar a todo o grupo.


Projeto 3
A Teresa e o Diogo fizeram um projeto para saber o tempo de gravidez das cadelas.


Projeto 4
O Manuel e o Filipe estão a fazer um projeto sobre o sistema solar. Têm tido muito trabalho e ainda não o terminaram. Vão apresentá-lo em janeiro.


Jardim de infância da Afeiteira