Diariamente as crianças desenvolvem atividades de faz de conta espontâneo ou orientado pelo adulto, em contexto de jardim de infância (áreas de faz de conta). Progressivamente e de acordo com os interesses e necessidades do grupo, este jogo simbólico tem sido alargado, criando novos papeis e sua caracterização.
Alguns momentos de dramatizações ao longo do ano:
A história do nascimento de Jesus
Dia de Reis
História dos 3 porquinhos
Para esta dramatização, as crianças organizaram-se: escolheram os personagens, elaboraram os cenários e alguns adereços. Depois representaram para o grupo. Aprendemos que antes de começar o teatro se ouvem as "pancadas de Molière", e já ninguém pode falar.
|
Os três porquinhos com as suas máscaras e os rabos |
|
Cuidado que vem aí o lobo! |
|
O lobo soprou, soprou, soprou... |
|
Até que ficou cansado. |
|
Caiu dentro da panela com água a ferver, |
|
E fugiu com o rabo queimado. Nunca mais ninguém o viu. |
História da Elisa (Fur Elise - Beethoven)
Esta dramatização tem a música de Beethoven como principal personagem. Conta a história de uma menina que vai visitar a avó, e que encontra no seu caminho alguns animais. As crianças associam os vários momentos da história com a sonoridade da música (tema melodioso/tranquilo, tema muito rápido e tema mais sombrio).
|
Fizemos pianos com caixas de sapatos |
|
A "Elisa" vai a dançar pela floresta até à casa da avó |
A corrida
Uma peça inteiramente criada pelas crianças e por sua iniciativa. Pintaram, desenharam, recortaram e colaram. No final tinham uma pista com partida e meta, carros e os seus condutores, bandeiras e a medalha para o vencedor.
|
PARTIIIDA!!!! |
|
Chegaram quase ao mesmo tempo... |
|
O vencedor recebeu a medalha das mãos da "autoridade" |
As tartarugas ninja
Mais uma peça da autoria das crianças, embora inspirada nos seus filmes de animação preferidos. Desta vez, foi-lhes proposto que registassem o que pretendiam fazer. Procuraram tecidos, papeis coloridos, e com tesouras e fita cola fizeram os adereços principais. O entusiasmo foi tanto, que combinámos fazer carapaças das tartarugas, com a esponja que sobrou dos fatos de carnaval. Depois mostramos como ficou.
|
A preparação da espada (para não magoar) |
|
Explicação ao grupo do que tinham planeado |
|
AÇÃO!!! |
|
No final, o grupo de atores agradece os aplausos |
O Capuchinho Vermelho
Quase diariamente, há um capuchinho vermelho, uma mãe ou uma avó na área de faz de conta. E muitas vezes querem representar a história completa.
|
O lobo já comeu a avózinha e a menina capuchinho vermelho |
|
Ai que bom! Conseguimos sair da barriga do lobo. |
|
O lanche com o caçador |
|
Os atores agradecem. |
A utilização de fantoches facilita a expressão e comunicação através de "um outro", servindo também de suporte para a criação de pequenos diálogos, histórias... (OCEPE pag 60)
A fada e os animais
Mais um teatro criado e imaginado pelas crianças.
Jardim de Infância da Afeiteira
agora estou sem tempo mas deixo o "Tema para Elisa" de Beethoven para RE OUVIREM
ResponderEliminarhttp://www.youtube.com/watch?v=RDkQRKAHfHs
Sabiam que Beethoven o escreveu para um a senhora que queria namorar e se chamava Teresa? Pois é verdade. E nunca casaram. Ela não o quis, entre outras coisas porque ele era muito desarrumado e mandão. Imaginem!...
Portanto, cuidadinho. Habituem-se a arrumar e não sejam mandões. Senão...os amiginhos fogem de vocês.
Beijinho
amanhã volto a ver o resto, tá bem?
Ok. Ficamos à espera...
EliminarUfa! Já cá cheguei! E como sou uma flor perfumada vim devagarinho por aí, a espalhar cheirinho bom por onde passei. Estou cansadíssima, é que hoje há muito vento e a borboleta que me deu boleia - como sabem os pés de flor não andam - quase não era capaz de voar. O vento empurrava para aqui e para ali e as asas dela batiam poucochinho, quase que nem voávamos...
ResponderEliminarAi, ai! É que, por causa do vento, caí duas ou três vezes, sabem, e é um trabalhão uma flor subir para as costas de uma borboleta. Nem vocês calculam!...É tão linda a minha amiga borboleta! Se virem um borboleta preta com pintinhas azuis e amarelas olhem, é ela de certeza.
Pronto, já descansei enquanto estive a olhar para vocês a fazerem de lobo, de avó, de capuchinho, de três porquinhos e de tanta coisa nas histórias que vocês inventam.
Tão bonitos estes meninos! E agora vou-me embora que a minha amiga borboleta quer ir almoçar e está-me a dizer que há menos vento.
Beijinhos a todos. Fiquem Bem. Gosto muito de vocês
Já ouviram alguma musiquinha? Ou não vale a pena eu deixar?
Olá! Obrigado pela história. É bonita e aprendemos o nome do compositor Beethoven e que escreveu a música para a sua namorada. Gostámos muito do fungágá, ouvimos muitas vezes e cantamos. Pode deixar mais músicas. beijinhos
EliminarParece que vamos ter atriz na família, a minha Margarida sempre tão participativa nas actividades. Parabéns! São todos um orgulho...
ResponderEliminarAtriz, artista plástica, escritora, bailarina, relações públicas... mas sempre com o sorriso de quem gosta daquilo que faz (como agora). Obrigada
EliminarO meu António todos os dias fala das canções que ouve no blogue da escolinha e em casa quer novamente ouvi-las e cantá-las.
ResponderEliminarEm relação aos teatros ele comenta muito aqui em casa e depois quer que a mãe à noite lhe conte as histórias.
Bom trabalho. Continuem
Beijinhos