"A participação das famílias na vida do jardim de infância é muito importante para as crianças. Sentem que o saber dos pais/familiares é reconhecido e valorizado, e isso aumenta-lhes a auto estima. Também o restante grupo beneficia com estas oportunidades de alargar e enriquecer as situações de aprendizagem."
O pai do António veio ensinar como se utilizam os extintores em segurança, e fez uma demonstração, onde pequenos e graúdos puderam experimentar, com a sua supervisão. Mostrou vários tipos de extintores, explicou os cuidados a ter, quando se devem utilizar e quem pode mexer-lhes.
No principio o sol não era muito forte... e não tínhamos chapéu. |
Depois acendeu um liquido especial para fazer de conta que era um fogo, e ensinou como se faz: tira-se a cavilha, direcionamos o extintor para o fogo e carregamos na patilha. Aprendemos a posicionar o nosso corpo, quando estamos a apagar o fogo.
Sabemos que as crianças não podem apagar fogos, mas o pai do António deixou os meninos experimentarem e ajudou a segurar no extintor.
Com este extintor (dióxido de carbono), só o pai do António é que mexeu, e mostrou como fazem em fogos maiores.
A água ficou assim, quase com gelo. |
No final da atividade houve uma surpresa...
Já temos chapéus, estão a ver? É que o sol ficou mais forte. |
Para dar continuidade a esta atividade e responder aos interesses das crianças, fomos fazer uma visita ao quartel de bombeiros de Vendas Novas.
Vimos as ambulâncias por fora e por dentro. Ouvimos com atenção as explicações que os bombeiros nos deram.
Vimos o "piquete" que é o cão dos bombeiros. Só tem três patas porque caiu numa armadilha.
Todos os meninos puderam experimentar como se apagam fogos com as mangueiras de água.
Também vimos como são os carros que os bombeiros usam quando há acidentes, e o que é preciso fazer para ajudar as pessoas.
No final, demos uma volta no carro dos bombeiros (mas só dentro do quartel).
Obrigado pai do António e Bombeiros
Jardim de Infância da Afeiteira