As crianças

As crianças
"As crianças" Maria Keil

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Participar na organização da sala

Em departamento ficou decidido fazer a entrada faseada das crianças, no jardim de infância.
Por isso, o primeiro dia foi só para quem já tinha frequentado no ano anterior.
jogo "Quem sou eu"
Depois de fazermos um jogo de apresentação, fomos para a sala e ... 
a "casinha" estava assim

os jogos nos sacos














"está muito direitinha,  mas está muito desmanchada", disse o António.





Segunda feira iam entrar meninos novos, era preciso pôr tudo no lugar.
descobrir o que está dentro dos sacos






                             Mãos à obra!
arrumar também é brincar




















No final, ainda sobrou algum tempo para brincarmos.
Que saudades...
Deixámos uma construção para os meninos que vão entrar.
a quinta dos animais
Gostam?

" O conhecimento do espaço, dos materiais e das atividades possíveis é também condição de autonomia da criança e do grupo" (Orientações Curriculares,p.38).

Jardim de infância da Afeiteira

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

terça-feira, 18 de setembro de 2012

9º conselho


O jardim de infância é uma escola de pais. E um lugar onde os educadores são educados pelas crianças. Um lugar onde todos se educam uns aos outros não é uma escola como as outras. É um jardim de infância.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

8º conselho


Os pais não podem exigir aos filhos relatórios de cada dia de jardim de infância. Mas estão autorizados a ficar preocupados se as crianças forem ficando mais resmungonas, mais tristonhas ou, até, mais aflitas, sempre que regressam de lá. E estão, ainda, autorizados a proibir que o jardim de infância só se abra para eles durante as festas ou sempre que uma criança esteja doente.

domingo, 16 de setembro de 2012

7º conselho


Os pais estão obrigados a chegar a horas quando se trata de uma criança regressar a casa.
Prometer e faltar devia dar direito a que os pais fossem classificados como tendo necessidades educativas especiais.

sábado, 15 de setembro de 2012

6º conselho


No jardim de infância não tem de ser obrigatório comer até à última colher; nem dormir todos os dias. E não é nada mau que uma criança se baralhe e chame mãe à educadora (ou vice-versa).
Só é mau que sofra todos os dias, meses a fio, sempre que se trata de lá ficar.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

5º conselho


É proibido que as crianças vão dia sim dia não ao jardim de infância. E que vão, simplesmente quando os seus caprichos infantis vão de férias. E que não vão “só porque sim”. O jardim de infância não é um trabalho para os mais pequenos. É uma bela oportunidade para os pais não se esquecerem que se pode amar o conhecimento, namorar com a vida, nunca ser feliz sozinho e brincar, ao mesmo tempo.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

4º conselho


Os pais estão proibidos de despedir-se muitas vezes das crianças, ao chegarem todos os dias. E é bom que se decidam: ou ficam contentes por elas correrem para os amigos, ou ficam contentes por elas se agarrarem ao pescoço deles, como se estivessem prestes a ser abandonadas para sempre. Já os pais que, secretamente, gostam das duas coisas, são bons amigos dos maus pais...

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

3º conselho


O jardim de infância assusta as crianças sempre que os pais - como quem sossega nelas os medos deles por mais um dia de jardim de infância - lhes repetem:"hoje vai tudo correr bem!"

terça-feira, 11 de setembro de 2012

2º conselho


É proibido que os pais imaginem que o jardim de infância serve para aprender a ler e a contar.
Ele é útil para aprender a descobrir os sentimentos. Para aprender a imaginar e fantasiar. Para aprender com o corpo, com a música e com a pintura. E para brincar. Uma criança que não brinque deve preocupar mais os pais do que se ela fizer, uma ou outra birra, pela manhã ao chegar.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Boas vindas

É com convicção que iniciamos este ano letivo. 
Aguardamos no dia 14, o regresso das crianças que connosco partilharam vivências, para em conjunto, organizarmos a receção aos que vão entrar de novo (dia 17).

Para os pais, preparámos a publicação em "suaves episódios", de alguns conselhos sábios de Eduardo Sá, (psicólogo clínico, psicanalista, professor de psicologia clínica da universidade e autor de diversos textos e livros de caráter pedagógico). 

Que nos sirva a todos de reflexão e quem sabe, nos ajude a serenar aquelas angústias de inicio de ano, e incertezas na educação.


Eis o 1º - É proibido insultar o jardim de infância chamando-lhe “escolinha”. Em primeiro lugar, porque é uma escola. Em segundo, porque todas as escolas ganhavam se ligassem brincar com aprender.