“Não há hoje em dia crianças que não contactem com o código escrito e que por isso, ao entrar para a Educação pré-escolar não tenha já algumas ideias sobre a escrita. Pretende-se acentuar a importância de tirar partido do que a criança já sabe, permitindo-lhe contactar com as diferentes funções do código escrito. Não se trata de uma introdução formal e clássica à leitura e escrita, mas de facilitar a emergência da linguagem escrita”.
(Ministério da Educação, Orientações curriculares para a Educação Pré-escolar p. 65)
“À volta do nosso nome”
Amassámos, brincámos e os mais velhos moldaram o nome. Olhem que perfeição.
Depois fomos à descoberta das letras do nome, pintámo-las, contámo-las e vimos que existem nomes grandes e pequenos. O mais pequeno é o da Ana (3 letras) e o maior o da Margarida e o do Alexandre (9 letras).
Fizemos carimbagem com as letras do nome, tínhamos que as seleccionar, e ordenar para que formassem o nosso nome.
Fomos descobrir e ilustrar palavras começadas pelas letras dos nossos nomes, foi divertido e super fácil….
A partir da exploração de rimas em lengas-lengas , fomos fazer rimas com os nossos nomes, alguns não foi fácil mas com um “empurrãozinho” conseguimos.
Com estes pequenos jogos a criança vai começando a dominar a linguagem e o seu funcionamento. Alarga o vocabulário, domina a capacidade de melhor se exprimir e descobre o prazer do que o domínio das palavras lhe pode trazer.
EB nº2 (Centro Educativo) Sala 4
Educadora Carmo
Sem comentários:
Enviar um comentário