As crianças

As crianças
"As crianças" Maria Keil

quinta-feira, 27 de novembro de 2025

Culinária ou atividades de cultura alimentar

As atividades de culinária surgem por iniciativa das crianças, que em grupo escolhem o que poderão fazer. Organizámos cinco equipas, e à vez participam na elaboração do produto escolhido, seguindo a receita. 

Por ser uma atividade que desenvolvemos há já algum tempo, temos recolhido receitas que organizámos num dossier, e consultamos sempre que é necessário.

Desde o início do ano já fizemos panquecas de maçã (pode ver a receita na segunda publicação antiga), bolachas de aranha, torradas, cupcakes e marmelada.

Panquecas de maçã

A massa dos cupcakes

Torradas com o pão que sobrou do S. Martinho

Pôr marmelada no pão para o lanche

Fazer bolinhas

Espalmar

As bolachas de aranha


Partir o ovo

Mexer/misturar

Ajudar a colocar os aventais (atar)

Estas atividades permitem desenvolver nas crianças competências emocionais e diversas aprendizagens fundamentais para o seu crescimento global. Elas aprendem matemática (contar ingredientes, medir quantidades, pesar, comparar, seguir passos da receita); ciência e conhecimento do mundo (transformações físicas e químicas, conhecimento sobre alimentos, tradições); linguagem (aumenta o vocabulário, aprende a seguir instruções, a comunicar); responsabilidade (cumprir regras, arrumar, conseguir o produto final); cooperação (colaborar em pequeno grupo, esperar, tomar decisões, fazer algo para os outros); desenvolvem a motricidade fina e global (misturar, amassar, fazer bolas e rolos, verter líquidos); adquirem noções de higiene e educação alimentar (lavar as mãos e superfícies, colocar o avental e barrete, reconhecer os alimentos mais saudáveis, explorar cheiros e sabores)...e tudo isto de forma natural e alegre.

sexta-feira, 26 de setembro de 2025

Recomeços

Após todo este tempo de interregno, decidi voltar e partilhar as aventuras e aprendizagens deste grupo, que será talvez o último, do meu percurso de educadora. 

Os nossos primeiros dias foram assim:

No 1º dia falámos de emoções, do que nos faz ficar felizes e de como nos sentimos quando vimos para a escola. Fizemos o jogo da teia da amizade. E brincámos muito, porque brincar faz bem. 

Demos abraços 


Fizemos mindfulness.

Ouvimos a história “O pé de feijão” e “O macaco de rabo cortado”.

Tratámos da horta: regámos, tirámos as ervas e os ramos secos. Apanhámos as peras.


Conhecemos um jogo novo que se chama “Tangran"

No “mostrar e contar”, vimos como se apanham as uvas e queremos fazer um projeto para sabermos mais coisas.

Medimos os meninos e agora falta comparar com a altura do ano passado.

Além disso, iniciámos as tarefas e fizemos os mapas das presenças e das atividades.

Continuamos a poder escolher as atividades que queremos (pintura, desenho, recorte, modelagem, biblioteca, jogos de mesa, computador, área de faz de conta e área das construções.
Agora digam lá senão é maravilhoso estar no jardim de infância.