As crianças

As crianças
"As crianças" Maria Keil

domingo, 12 de dezembro de 2010

Época natalícia

As competências definidas para este período na nossa sala, foram essencialmente:  ouvir os outros, esperar a sua vez, elogiar, receber elogios, resolver conflitos, cooperar/ competir, dar carinho e ser acarinhado respeitando os seus pares.
Penso que o conseguimos, e para o provar, uma vez que terminamos o 1º período em época natalícia, época em que os valores são sempre relembrados aqui vos deixamos os nossos trabalhos.












Com gestos de ternura e carinho,
o ano iniciámos!
Para terminar este 1º período,
as nossas mãos entrelaçámos,
e o nosso pinheiro armámos!
Com valores e ternura,
as estrelas decorámos!

E vejam como sabemos de que necessita o nosso mundo!















Sala 4 Centro Educativo 
Educadora Carmo Dentinho

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Ser Família

Mais uma vez não posso deixar de divulgar alguns trabalhos realizados na nossa sala  no âmbito da " Familia" e da "Educação para os valores" .  Parti de um livro que considero muito bom " O Livro da familia" que aborda as diferentes formas de "ser familia" nos dias de hoje, e os diálogos que se geraram à volta do tema foram muito ricos e pertinentes. Tenho pena, mas nós educadoras vivemos com os nossos meninos, momentos muito ricos que não se conseguem expressar num desenho ou numa pintura. Ficam para nós esses momentos!
No dominio da matemática fizemos uma tabela de dupla entrada e cada criança registou de acordo com o número de elementos que compõe o seu núcleo familiar.
A Educadora Ana Paula Reis
Sala 3 do Centro Educativo 



A Família como principal vector de transmissão de Valores

Breve reflexão:
A “Educação nos Valores” já está presente no curriculum escolar, mas isso não é suficiente. Enquanto que a instrução e formação intelectual é um objectivo a conseguir principalmente através da escola, a educação e desenvolvimento pessoal e social é-o através da família. Nunca devemos esquecer que o lar é o autêntico formador de pessoas. As crianças aprendem continuamente através da família, não só o que estes lhes contam, mas também, sobretudo, pelo que vêem neles, como actuam, como respondem perante os problemas. As crianças observam e copiam o proceder dos que vivem ao seu redor perante a vida. A autêntica educação nos valores transmite-se, passa dos pais para os seus filhos desde o dia do nascimento até ao final da vida.
Educadora: Maria Teresa Heleno


Assim, e aproveitando o espírito Natalício, temos valorizado o papel da Família através de conversas, histórias, imagens de famílias de animais... e principalmente de um conhecimento mais aprofundado da nossa família. Este cartaz é um dos produtos visíveis desse trabalho.
Centro Educativo - sala 2

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Educação para os valores

 Na sequência de um trabalho que temos vindo a desenvolver no âmbito das competências sociais e de um conhecimento mais profundo sobre nós (Área de desenvolvimento pessoal e social), temos realizado algumas actividades.




Este cartaz foi fruto de uma grande conversa/jogos em grande grupo e posterior registo em ficha individual. Temos tentado que o nosso grupo manifeste atitudes de tolerância, compreensão e respeito por si e pelos outros.
Educadora Ana Paula Reis
Sala 3 do Centro Educativo