As crianças

As crianças
"As crianças" Maria Keil

domingo, 26 de outubro de 2014

Dia Mundial da Alimentação

Só podemos interiorizar hábitos de vida saudável se os vivermos no nosso dia a dia, e é por isso que no nosso jardim de infância temos vindo a adotar algumas rotinas com as crianças.
Neste dia Mundial da Alimentação, quisemos fazer uma comemoração diferente. E nada melhor que fazê-lo através de um jogo em que os protagonistas são as próprias crianças.
Foi elaborado um jogo da glória especificamente para este grupo de crianças (com a colaboração do serviço de informática da Câmara Municipal), com fotos de situações reais e questões sobre alimentação ou hábitos de vida saudável (colaboração do Centro de Saúde), às quais as crianças teriam de responder para progredir no jogo.


No dia 16 (DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO), depois de termos organizado as equipas e construído um dado gigante, fizemos o jogo no chão em tamanho XL.


Quando terminámos o jogo e depois de termos respondido corretamente a muitas questões, colocámos todas as fotografias (casas do jogo), no placard com as nossas frases sobre o que sabemos e fazemos para sermos crianças saudáveis.


Frases do placard:
- Só comemos doces um dia por semana (quinta feira);
- Fazemos culinária: bolos mais saudáveis e com menos açúcar;
- Dia da Fruta: comemos fruta ao lanche um dia por semana (terça feira);
- Temos uma horta;
- Registamos quando os lanches são muito ou pouco saudáveis (de tarde);
- No lanche da manhã bebemos leite escolar e bolachas sem chocolate e com pouco açúcar.

As fotos do Jogo da Glória:




SOMOS OU NÃO SOMOS CRIANÇAS SAUDÁVEIS?

Jardim de Infância da Afeiteira

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Tivemos visitas!

O Guarda Massano veio visitar-nos, conhecer os meninos novos e dar alguns conselhos para estarmos em segurança. Para a próxima visita, não se esqueça de trazer a guitarra!
Depois de termos feito papagaios de papel para os meninos que entraram este ano, surgiu a vontade de aprendermos como se lançam os papagaios. O pai da Benedita veio mostrar como se faz e o vento às vezes ajudava um bocadinho, outras vezes levava o papagaio para cima do telhado.
O Sr. Jaquelino vem muitas vezes à nossa escola. Ajuda a tratar da horta e é nosso amigo. Oferecemos-lhe uma maçã da nossa macieira para ele comer.
O António convidou o avô para vir tocar e cantar. Foi uma tarde musical: ouvimos fado e canções alentejanas; aprendemos coisas sobre a guitarra portuguesa e que os instrumentos de cordas pertencem ao grupo dos cordofones. Descobrimos que as letras dos fados contam uma história. 
No final cantámos a canção da gotinha d'água, que o António já nos tinha ensinado. Qualquer dia vamos cantá-la aos nossos vizinhos do lar.

Obrigado a todos!

Jardim de Infância da Afeiteira