As crianças

As crianças
"As crianças" Maria Keil

terça-feira, 27 de maio de 2014

Encontro com a ARTE

Planificámos a visita de estudo aos Museus de forma a permitir às nossas crianças o contacto com a Arte. Queremos contribuir para o enriquecimento das suas capacidades cognitivas e transversais através de actividades que estimulem a curiosidade, o pensamento e a reflexão. Assim, ajudamos a desenvolver o seu sentido estético e crítico.


No Museu Coleção Berardo, as crianças conheceram algumas obras e aprenderam que os artistas falam connosco através das cores, das formas e dos materiais.


De forma lúdica, todos participaram no jogo fazendo uma composição livre com formas geométricas coloridas. Depois, as formas foram agrupadas por cores e deram origem ao AEIOU.


No jogo "Magia no Museu", os meninos divertiram-se descobrindo as cores, as formas e as personagens das obras de arte do museu através de momentos mágicos.


O almoço foi em modo piquenique no lindo Jardim das Oliveiras.




À tarde, fomos conhecer o Museu da Fundação Calouste Gulbenkian. Queríamos passear mais pelo jardim mas, a chuvinha não deixou!





No museu da Fundação Gulbenkian fomos à descoberta das cores que aparecem nas pinturas. Depois, foi perceber que as 3 cores primárias podem dar origem às cores secundárias.


Todos as crianças participaram numa simples experiência que cativou a sua atenção para a magia das cores.





Em contexto de sala de jardim de infância, lembramos a viagem a Lisboa através do registo fotográfico e as crianças avaliaram de forma positiva esta visita de estudo!




Ah! Já nos esquecíamos de vos contar que a meio do passeio fomos a um casamento de uns noivos (estrangeiros) muito lindos e simpáticos mas, que nós não conhecemos!


SEJAM FELIZES! ou BE HAPPY!



Sala 1, Centro Educativo

3 comentários:

  1. Um dia de passeio, um dia de alegria para os meninos e confesso como mãe galinha que sou, que o adeus pela manhã junto ao autocarro fico de coração apertadinho e com a Maria Luis de lagrimita no olho ainda mais, mas vejo as imagens aqui e esqueço isso. A viagem foi me contada ao promenor não faltou a parte dos noivos simpáticos e estrangeiros tal como ela referiu!!! Obrigada Zida, Inês e Paula ;) Bjnhos doces para todas!

    ResponderEliminar
  2. PARABÉNS às educadoras e aos meninos. A Arte é um lado tão bonito da vida, não é? E não gostaram do jardim da Gulbenkian sempre tão limpinho e bonito? Sabem que foi planeado por um arquitecto português que ainda é vivo e andou agora a fazer lá mais umas coisinhas? Pois é, nós temos arquitectos muito bons. Querem saber o nome dele? (se calhar já sabem, mas vou dizer na mesma) chama-se Gonçalo Ribeiro Teles.

    Isso é que foi pontaria!...Até acompanharam uns noivos estrangeiros. Bonito!

    Como eu gostava de almoçar assim, sentadinha no chão todo verdinho de relva!!! Ai, ai....

    Gostei muito de saber que sairam da escola e aprenderam muitas coisas. E sobretudo

    GOSTEI DE REVER AS VOSSAS CARINHAS TÃO BONITAS.

    Beijinhos a todos

    ResponderEliminar
  3. Afinal sempre houve noivos de verdade! De tudo o que me disse, não percebi muito bem quando a Alice me falou nos noivos que viu e nunca vacilou no seu relato! Obrigada Zida, Inês e Paula pelos cuidados com os nossos rebentos! bjs

    ResponderEliminar